top of page

a formação

Formação 2013

Pipempé

 

 

Desenvolvemos uma abordagem transversal às técnicas de palco de forma a criar nos participantes a vontade curiosa de experimentar o potencial do fazer teatral enquanto expressão de si próprios. Através do desenvolvimento das capacidades expressivas do movimento e voz pretende-se construir uma gramatica artística que possibilite tornar pensamentos, ideias e emoções em realidade física.

 

 

"Espectros Teatrais"  foi o exercício final desta oficina. Diluída a rigidez óssea respiramos a personagem, resultado do trabalho sobre a consciência do corpo e o potencial do movimento aliados a uma viagem pelo improviso do imaginário criativo onde se misturam, na construção de relações, medos passados e sonhos futuros.Ainda não é Teatro, são Corpos respirados na procura orgânica do movimento traduzido em Cena. São espectros teatrais que afloram a multiplicidade das Artes de Palco, deixando ao espectador o desafio de ser ele próprio a contar a história, ou, as estórias, consoante lhe aprouver. O nosso desafio foi a viagem feita pelo descobrir, pelo experimentar e pela partilha do que encontramos p´lo caminho e, que nos trouxe a este exercício de formação de corpinhos cénicos.

Formação 2012

Pipempé, Grupo de Teatro Penedo Grande

 

Espaço privilegiado para a progressão contínua sempre inacabada do desenvolvimento da expressão criativa.Trabalho de descoberta – expansão - de um corpo emocionalmente expressivo capaz de reinventar-se na interpretação do texto.O ponto de partida para o trabalho assenta na leitura e procura da mensagem do autor e, nas vivências pessoais que de uma forma criativa possam facilitar a análise e construção da personagem, assim como a criação de diferentes interpretações.

 

"As Alba" foi o exercício final da Oficina de Teatro com Ana Miu, Ana Napoleão, Catarina Coelho, Filipa Sequeira e Mariana Sofia - uma interpretação construída apartir das "Filhas de Bernarda Alba" do Lorca.

Quando cinco jovens vivem uma vida sem escolhas, de sonhos emudecidos, paixões proibidas, enlaçadas em invejas e maldades, os seus estados emocionais encontram correspondência no desequilíbrio e na solução trágica da morte.

 

Formação 2011

Pipempé, Grupo de Teatro Penedo Grande

 

O foco do trabalho incide na criação de um ambiente propício ao desenvolvimento da confiança e partilha que permita explorar – a procura - de forma criativa o potencial dos mecanismos da voz e do movimento, traçando uma gramática corporal que possibilite meios e liberdade para tornar pensamentos, ideias e emoções em realidade física através da organização plástica do grupo.

 

As formandas participaram depois na peça "Ubu Agrilhoado".

Formação 2013

Pipempé

 

Curso de Iniciação Teatral na Escola Superior de Educação e Comunicação.

 

O teatro é uma arte em que te podes descobrir e onde podes experimentar novas sensações. Se procuras novas experiências, então este curso dirige-se a ti, dando-te algumas bases para te construíres artisticamente.

 

Os formandos deste curso participaram depois no elenco da peça "Cidade Autoada Para Mário Cesariny".

 

 

 

Formação 2014

Pipempé, ArQuente

 

«Não se representa para ganhar a vida. Representa-se para se mentir, para se mentir, para se ser o que se não pode ser e não ser o que se é. Representa-se para não nos reconhecermos e para nos conhecermos demasiadamente. Representam-se heróis porque somos cobardes e santos porque somos maus; representam-se assassinos porque se morre do desejo de matar o próximo, representa-se porque se é mentiroso de nascença. Representa-se porque se ama e se detesta a verdade. Representa-se porque ficaríamos doidos se não representássemos. Representar! Eu próprio saberei quando represento? Haverá algum momento em que eu deixe de representar?»  - Kean por Jean-Paul Sartre.

 

Queremos 14 criaturas criadoras em estágio de actor para o espectáculo "Quinado" do Corpo Cénico PiPemPé que estreará em Setembro, as criaturas escolhidas irão contracenar com actores profissionais.

Os ensaios serão de 14 Julho a 4 Setembro (inclui residência artística e workshop de formação). É necessária disponibilidade para passar os  fins-de-semana em digressão. Pré-inscrição no link abaixo, até ao dia 9 de Junho.

 

 

 

bottom of page